A cada aula os alunos recebem o valor de mil reais em dinheirinhos. É explicado que de uma aula para outra imaginamos que se passou um mês. Com caixas de pagamentos coloridas fazemos combinados e damos início a um jogo que dura todo o curso onde todo conteúdo é administrado. Dessa forma novas conexões neurais de novos hábitos de divisões de prioridades começam. O curso trabalha do comportamento e relação com o dinheiro a planejamento, sonhos, política econômica e investimento. Tudo de maneira descomplicada.

Para cada idade existe uma comunicação diferenciada, com histórias e analogia para que entendam cada momento da metodologia.

A metodologia explica que é melhor definir antes os gastos e falar para onde queremos gastar do que deixar solto e acabar gastando mais.

Nada é avisado antes, a ideia da metodologia é que erros primitivos, educacionais e culturais por falta de conhecimento aconteçam mesmo. A pessoa tem que errar, e que erre em sala de aula quando está aprendendo.

No processo, falamos de juros, dividimos para os menores os juros em juros bons e juros ruins. Fazendo exercícios de compra e venda de ativos (investimentos), de circulação de dinheiro, de empréstimos para que esses conceitos sejam vividos na prática.

O dinheiro que o aluno ganha com seus investimentos no meio e no final do curso podem são trocados por produtos reais (doces, brinquedos, objetos de papelarias, beleza etc.) o que estimula no caso das crianças a se interessarem por todo processo de aprendizado.

Durante todo processo do curso a metodologia usa de analogias sobre riscos. Conceitos como frequência, constância, análise e prioridades são ensinados. Nomenclaturas levando em consideração a idade e maturidade.

Chamamos a economia de equilibrista, damos um nome a mãe dele, a Dona Selic, que se preocupa com seus filhos juros, com como o Sr. IPCA que vem aumentando o peso da inflação (um dos pratos do equilibrista). Com histórias, teatros, brincadeiras, adultos e crianças se sentem mais confortáveis para escutar e entender sobre o assunto.

As aulas são preparadas pensando em cada aluno, seja os de 7 e os de 70 anos. Muitos adultos têm vergonha de dizer que não sabem os significados e a compreensão real dessas siglas, por isso que aqui se sentem à vontade em não saber. E aprendem toda política econômica envolvida para saber a cuidar do seu dinheiro e. Quando se sentem crianças no aprendizado, a vontade para serem um copo de água de vazio, a vontade para aprender feito criança, se sentem capazes, aí sim, posso mudar e trazer maturidade a aula.

As turmas finalizam o curso com aulão mapa financeiro e aula resumo.